quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROJETO UCA NO ACRE

             Mais uma ação inovadora na educação brasileira com vistas à melhoria dos processos de ensinar e aprender, mediados por metodologias co-operativas, alicerçadas por ferramentas digitais é o Programa Um Computador por Aluno - UCA, que será lançado no Estado do Acre dia 22 de junho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Izidoro em Senador Guiomard.
Esse programa do Governo Federal está beneficiando 300 escolas em todo o Brasil, nove delas no Acre, sendo 3 (três) municipais, 5 (cinco) estaduais e 1 (uma) federal, contribuindo para a inclusão digital de aproximadamente 4.000 alunos, professores e gestores.
A cerimônia de lançamento do projeto em âmbito nacional aconteceu em setembro, na cidade de São João da Ponta, no Estado do Pará, com a presença do Presidente Lula e aqui no Acre está reunindo autoridades estaduais e municipais, comunidade escolar e local em cada uma das escolas contempladas.
            O Projeto UCA foi idealizado e promovido pelo Gabinete da Presidência da República do Governo Federal, propõe uma nova forma de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas, balizadas pela necessidade de melhoria da qualidade da educação, promovendo a inclusão digital de alunos do ensino fundamental e médio de todo o País e a inserção à cadeia produtiva brasileira no processo de fabricação e manutenção dos equipamentos.
A seleção das escolas foi feita pela Secretaria de Estado de Educação e pela Undime, exceto a Escola Federal, cuja escolha foi pelo MEC, que recebeu os laptops em sistema de cessão para serem utilizados pela comunidade escolar.
Os professores e gestores estão participando de formação continuada ministrada pelos formadores do NTE/UFAC no uso das tecnologias digitais, sob a orientação da Unicamp. O curso tem 180 horas e tem etapas presenciais e a distância, e está acontecendo na plataforma de Educação a Distância do Proinfo: (http://e-proinfo.mec.gov.br).
A gestão do UCA no Acre é compartilhada pela Secretaria de Estado de Educação, através da Coordenação Estadual do ProInfo/Coordenação Estadual do UCA e pela Universidade Federal do Acre através da Pro - Reitoria de Extensão e Coordenação UCA/UFAC.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Izidoro recebeu 473 laptops para atender todos os professores e alunos dessa comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário